domingo, 25 de maio de 2008

O que disse o Norte Desportivo...

BOAVISTA, 1 – FC PORTO, 3

CAETANO ASSEGURA VITÓRIA NO BESSA
Os juvenis do FC Porto controlaram o Boavista no Bessa e nem o golo inaugural dos «axadrezados» evitou o triunfo dos «dragões», mais fortes na disputa da bola e mais rápidos no tiro às redes adversárias.

João Miguel Ribeiro
joao.ribeiro@onortedesportivo.com

O FC Porto entrou melhor e, sem acusar a condição de visitante, assumiu o controlo da partida, tendo disposto da primeira oportunidade logo no minuto inaugural, num canto que a defensiva da casa demorou a aliviar. O Boavista não conseguia assentar o jogo e os «dragões» iam-se aproximando das redes de Nelo.
Aos 11 minutos, Filipe consegue receber na área e rodar, mas o remate ressaltou para canto.A primeira reacção das «panteras» com perigo redundou em golo, aos 14 minutos.
Após um canto da direita, Gustavo cabeceia na pequena-área para inaugurar o marcador.
O tento moralizou o Boavista, que começou a jogar bem melhor.
Os «dragões» acusaram a vantagem «axadrezada» e só chegaram ao empate por meio de uma jogada individual, aos 27. Claro serpenteia pelo meio, deixando três adversários para trás e isolando Alex.
Este, na zona do penálti, só teve de assinar a igualdade.
Anulada a vantagem do Boavista, o FC Porto recuperou o dinamismo que havia impresso, enquanto os «axadrezados» voltaram a ser atacados pelo nervosismo.
O tempo foi decorrendo, parou-se para intervalo e a segunda parte recomeçou entediante, embora o Boavista se mostrasse então mais pressionante.
O FC Porto aproveitou a subida do adversário no terreno para soltar a velocidade de Caetano.
O 18 ameaçou por duas vezes, ambas ao minuto 51, mas só marcou aos 63, beneficiando do facto do central boavisteiro ter escorregado para receber e emendar um cruzamento da direita, numa altura em que chovia bem e o relvado estava empapado.
O Boavista bem continuava a insistir, embora não criasse perigo, daí que o FC Porto tenha ampliado aos 68.
Caetano escapa pela esquerda e espera que Amorim entre pela direita; este remata e vê Gustavo desviar a bola para o outro poste e assinando um auto-golo.
Até ao final, os «axadrezados» continuaram a carregar e apostaram no «chuveirinho», sem sucesso, enquanto o FC Porto se limitou a defender uma vantagem que valeu três pontos.

FICHA
Boavista
Nelo; Adriano, João Silva (Marcos, aos 69 minutos), Gustavo e Nuno Soares; Nuno Moreira, Baptista, Fábio Vieira (Rui Carvalho, 59) e Lucas (Nelson, 41); Esmael e Hugo.
Treinador: Nelo.

FC Porto
Maia; Paulinho (Zé Pedro, 69), Bruno, Ramon e Anjo; Sérgio Oliveira, Dias e Amorim; Claro (Cardoso, 66), Alex e Filipe (Caetano, 41).
Treinador: José Guilherme.

Árbitro: João Lamares (Porto), auxiliado por Tomás Correia e Paulo Feital.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores: Gustavo (14 e 68[p.b.]), Alex (27) e Caetano (63).
Cartões amarelos: Esmael (20), Baptista (35), Sérgio Oliveira (41), Bruno (47), Gustavo (50), Caetano (51), Hugo (61), Marcos (76) e Nuno Soares (80+1).

NELO
INFELIZES NA HORA DO REMATE
O treinador do Boavista manifestou-se desalentado com a terceira derrota dos «axadrezados» nesta fase, considerando que a equipa não está a ser feliz. “Os resultados não coincidem.
Estamos a ter um pouco de infelicidade, pois criamos oportunidades e falhamos.
Os adversários têm sido mais felizes e concretizam as que têm”, analisa Nelo.
O técnico admitiu ainda a quebra física dos jogadores boavisteiros na parte final do encontro: “É normal, derivado aos treinos que fazemos.
Tivemos uma época inteira a treinar em pelado, enquanto FC Porto, Benfica e Sporting treinaram sempre em sintético.
Chegados a esta fase, os jogadores ressentem-se. Só tenho que lhes dar os parabéns, porque são valentes e dignificam a camisola do Boavista. Vamos tentar ganhar o próximo jogo”.

JOSÉ GUILHERME
SUPERIORES TODO O ENCONTRO
O técnico portista afiança que a vitória foi “justa”, uma vez que “durante todo o encontro nós fomos superiores”.
José Guilherme complementou: “Sofremos um golo numa altura em que estávamos por cima, mas a equipa não o sentiu e foi à procura do empate e, depois, da vitória.
Por isso, esta foi inteiramente justa”. O treinador recusou que a entrada de Caetano, na segunda parte, tenha sido o trunfo para o triunfo: “O mérito é de todos os jogadores, pela forma como se comportaram e como estiveram sempre concentrados.
Fomos uma equipa forte, porque precisávamos da vitória. O mérito é de toda a gente”.

CAMPEONATO«DRAGÕES» ASSUMEM COMANDO
O triunfo no Bessa permitiu ao FC Porto assumir o comando do Campeonato de juvenis, nesta terceira fase da prova. Os «dragões» lideram com cinco pontos, tantos quantos têm Benfica e Sporting, uma vez que a dupla lisboeta se empatou no dérbi de ontem. Na cauda da tabela continua o Boavista, que nesta fase soma derrotas nos três encontros efectuados.

In Norte Desportivo...

Sem comentários: